Passar para o Conteúdo Principal Top

Estudo de casos

Os estudos de casos serão feitos com empresas da região (Picking Business) que já exportem (ou tenham outro tipo de presença) para os 3 mercados prioritários de cada um dos domínios de intervenção e sustentarão as decisões futuras das empresas.

 

Fases do Estudo:

  1. Identificação das empresas, casos de sucesso - Pretende-se fazer o levantamento de 4 empresas por domínio de intervenção que sejam casos de sucesso em processo de internacionalização, para os mercados prioritários identificados no estudo “Minho - Rumo à Exportação”;
  2. Caracterização das empresas – Pretende-se caracterizar de forma exaustiva todo o processo de internacionalização das empresas selecionadas na fase 1, em todos os passos necessários para o seu processo de internacionalização, desde condições de partida, obstáculos, capacitações especiais, questões alfandegárias, etc.
  3. Benchmarking com as empresas caracterizadas – desenvolver ações de benchmarking entre as empresas caracterizadas e as empresas aderentes ao projeto, bem como com a malha empresarial (PME) do Minho.
  4. Edição do Estudo: Este estudo deverá ser editado em formato digital e em papel, com o seguinte índice indicativo do estudo:
    1. Introdução
    2. As 12 empresas como caso de sucesso exportador nos 3 domínios de especialização prioritários – daremos a conhecer as boas práticas em casos concretos e de sucesso.
    3. Resultados do estudo – conclusões e atuações relevantes
    4. Linhas de atuação
    5. Bibliografia