Passar para o Conteúdo Principal Top

Estudo “Minho Rumo à Exportação”

Num mundo globalizado e aberto à concorrência internacional e num país (e numa região, em particular) que sentiu os efeitos de uma crise recente, é normal ter empresas que sentem uma pressão muito forte para procurar novos mercados. As empresas são mais reativas, sustentam menos as suas decisões e seguem tendências que podem ser válidas para uns sectores, mas que não o serão para outros.

Deste modo, o Estudo estará assente numa grande questão: para que mercados devem apontar baterias? A resposta implica a conjugação de dados internos com dados externos. E esse é um dos trabalhos que este Estudo pretende incluir, focado em 3 domínios principais: Cultura, criação e moda; Sistemas Agroambientais e Alimentação; Capital simbólico, tecnologias e turismo.

 

Fases do Estudo:

  1. Diagnóstico da oferta - Pretende-se fazer o levantamento e a caracterização da oferta em cada um dos domínios de intervenção. Por um lado, em termos de produtos/ tecnologia/ serviços que são oferecidos (atualização e organização da oferta de bens e serviços das Micro, PME’s, Start-Ups e Picking Business); por outro, diagnóstico das forças e fraquezas que terão influência no processo de seleção dos mercados prioritários;
  2. Seleção de mercados prioritários - Com base num conjunto de indicadores previamente definidos será feito um estudo que resultará num "ranking" de mercados prioritários para cada domínio de intervenção. Esta metodologia utiliza dados internos (de cada um dos sectores) e dados externos (do conjunto de mercados europeus) que serão depois ponderados de acordo com a sua importância relativa.
  3. Caracterização dos mercados prioritários - Serão depois realizados estudos e caracterizações mais detalhadas para cada um dos 3 principais mercados de cada domínio de intervenção. A informação a recolher será específica para o sector e de acordo com as características das empresas que o compõe;
  4. Edição do Estudo: Este estudo deverá ser editado em formato digital e em papel.