Passar para o Conteúdo Principal Top

Os Parceiros

O Projeto Minho - Capacitar para Internacionalizar é promovido por 3 entidades:

Minho Export Parceiros
ACIBTM / InCubo – Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho

incubo_logo

A Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM), é uma organização privada sem fins lucrativos, criada em Março de 2007, que tem por objeto a construção, gestão e exploração do Centro de Incubação de Base Tecnológica, a dinamização do empreendedorismo e o apoio às Micro e PME do Alto Minho.

Um fator que caracteriza a ACIBTM/INCUBO consiste na sua diversificada base institucional de suporte, que se reflete no tipo de apoios e acesso privilegiado a recursos críticos, seja ao nível do conhecimento científico e tecnológico, seja ao nível da transferência e aplicação desse conhecimento nas empresas, seja ainda no relacionamento e proximidade ao mercado.

Ao longo da sua ainda curta história, a ACIBTM/INCUBO tem vindo a desenvolver um conjunto de projetos e de atividades à escala regional e nacional, e a estabelecer acordos de cooperação com entidades similares a nível, regional, nacional e europeu, orientados para:

  • Incubação: pré-incubação, incubação virtual, incubação em gabinetes e incubação em naves industriais,
  • Empreendedorismo: difusão da cultura empreendedora, apoio no desenvolvimento dos modelos e planos de negócio, procura de instrumentos de financiamento de suporte ao desenvolvimento das ideias, empenho na criação de um ecossistema empreendedor na região.
  • Micro e PME: apoio nos processos de qualificação, expansão, internacionalização, inovação tecnológica e acesso ao crédito.

 

IEMinho – Instituto Empresarial do Minho

IEM

O I.E.M.-Instituto Empresarial do Minho (IEMinho) é uma entidade privada sem fins lucrativos, com uma estrutura independente, que tem na sua génese alguns dos principais agentes regionais de desenvolvimento empresarial: a Câmara Municipal de Vila Verde, a Associação Industrial do Minho, a Universidade do Minho, a Associação Comercial de Braga, a Expoente – Serviços de Economia e Gestão, S.A. e o Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho (IDITE-Minho).

O IEMinho desempenha um papel activo como agente de intervenção no desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, promovendo diversas atividades cujo objetivo é a dinamização e qualificação do tecido empresarial sendo esta missão desenvolvida em parceria com os associados e parceiros do IEMinho.


 

TecMinho – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento

tecminho

A TecMinho – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, com atividade há 27 anos, é uma das mais antigas estruturas universitárias de transferência de conhecimento existente em Portugal. Enquanto interface da Universidade do Minho, tem como missão a valorização e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências das organizações e das pessoas. Através da TecMinho, empresas e profissionais podem aceder ao conhecimento científico da Universidade do Minho para o desenvolvimento de competências, projetos de I&D, inovação e desenvolvimento organizacional.

A TecMinho apoia a empresas e outras organizações em processos de mudança organizacional, conjugando as dimensões técnica e comportamental, através de serviços de consultoria formativa em áreas como inovação, internacionalização, gestão estratégica, gestão operacional, gestão de recursos humanos, gestão do conhecimento, sistemas de gestão, entre outras.